Programa Festival SET 8º edição 2017

Sexta-feira, 7 de Julho de 2017

Duplo Vazio – [Teatro]

Sala Preta | ESMAE

19:00

Sinopse - “Minha querida Amélie!”. É com esta frase que somos confrontados com uma inconstante dualidade entre dois seres num conflito interno incessante. É num espaço deformado que disputam por um amor irreal [talvez] e por um lugar no grande teatro. E, neste jogo, expõem um turbilhão de sentimentos e fraquezas humanas escondidas pelo anseio de sermos quem não somos. Até que ponto a realidade, verdadeiramente, existe? Será o tempo inerte? Será a luz, apenas, uma máscara da insegurança?

Ficha Artística - Interpretação: Ana Sofia Nóbrega | Ana Sofia Cunha ; Som: José Santos; Luz: Matilde Magalhães

Duração apróx. 30 min

Universidade de Évora

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Assim que passarem cinco anos – [Teatro]

THSC

21:30

Sinopse - No fim do manuscrito da sua peça Assim que Passarem Cinco Anos, Lorca escreveu 19 de Agosto de 1931 e assinou. Passados exatamente 5 anos, Lorca foi assassinado, a 19 de agosto de 1936. A trágica e profética materialização do título a impedir até a montagem da peça que ele próprio acompanhava e que tinha sido adiada para depois do verão.

Nesta peça, que Lorca sub-titulou de Lenda do Tempo, tudo parece impossível de concretizar: o espaço e o tempo são torcidos ao limite do inverossímil, as personagens são simbólicas e incoerentes e o fio condutor é tão fino que quase se quebra.

A história poderia contar-se assim: um Jovem decide esperar pela sua noiva durante 5 anos. Quando finalmente vai ter com ela, descobre que foi trocado por um jogador de râguebi. Desolado vai à procura da sua antiga datilógrafa que o amava. Atravessa um bosque e encontra finalmente a mulher que sempre o esperou mas que afinal só o quer amar quando passarem cinco anos. Destruído, volta a casa e acaba com a sua vida a jogar às cartas.

Ficha Artística Assim que passarem cinco anos [1931] de Federico Garcia Lorca tradução Cláudio Castro Filho; encenação Lígia Roque; assistência de encenação Mariana Camargo; composição musical Carlos Meireles; interpretação Ana Lídia Pereira [Gato Morto] Ana Luís Iglésias [Palhaço] Ana Pessoa [Dactilógrafa] Anthony Dylan [Jovem] Carina Ferrão [Mãe Lua de Lorca] Daniel Silva [Velho/Jogador] Eduardo Costa [Jogador de Râguebi/Pai da Noiva] Filipa Baptista [Máscara] Filipe Gouveia [Arlequim] Genário Neto [Amigo Primeiro/Jogador] Inês Teixeira [Rapariga] Maria João Lira [Amigo Segundo/Jogador] Maria Olas [Criada] Pedro Quiroga Cardoso [Menino Morto] Rita Figueiredo [Noiva] Sara Neves [Manequim do Vestido de Noiva] Xavier Miguel [Criado]; cenografia Filipe Teixeira Joana Pinto Mónica Guimarães Pedro Azevedo; figurinos Filipa Melo Mafalda Costa Mara Índio Svenja Tiger; luz Bernardo Bento Pedro Abreu; som António Antunes João Pinto; produção e direção de cena Joel Azevedo; apoio a movimento Inês Lua; preparação vocal e musical Carlos Meireles;

Duração apróx. 30 min

Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo [ESMAE – P.PORTO]


 

Sábado, 8 de Julho de 2017

A Resposta [Teatro]

Café Concerto Francisco Beja

17:00

Sinopse - Os sonhos e angústias de um pianista estão guardados numa caixa. Um dia decide abri-la, e o seu imaginário transforma-se em realidade. Ao som do piano, várias personagens ganham vida e colocam interrogações, tentando chegar à Resposta.

Ficha Artística – Interpretação Alexandra Mendes | Diogo Figueira| Margarida Pereira| Mariana Teixeira| Ricardo Pereira | Simão Rodrigues

Duração apróx. 30 min

Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo [ESMAE – P.PORTO] - Teatro Livre

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Hubáček [Teatro | Audio]

Sala 213 | ESMAE

18:00

Sinopse - Relação de simbiose entre o movimento físico e o movimento sonoro, com uma realimentação constante entre o corpo e o som, onde há espaço para momentos improvisados dentro de uma composição. Esta, explora as possibilidades que o movimento tem de criar e controlar a componente sonora - ao invés de esta ser apenas um mero acompanhamento.

And those who were seen dancing were thought to be insane by those who could not hear the music.”

Friedrich Nietzsche.

Ficha Artística - Corpo: Inês Pereira; Som: Gonçalo Penas

Duração apróx. 20 min

Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo [ESMAE – P.PORTO]

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Amígdalas [Teatro]

Sala Preta | ESMAE

19:00

Sinopse - Adaptação da dramaturgia brasileira ´´Valsa Nº6´´ de Nelson Rodrigues. Sónia vive da memória da sua infância, vive e revive de fatos que podem ou não ser uma verdade. Transita entre a infância e a fase em que se torna Mulher. Ela procura a si própria, e ao reviver esses momentos reinventa cada personagem que passou por sua vida. Nelson Rodrigues brinca com um espaço de realidade e ficção, da passagem da vida para a morte.

Ficha Artística - Interpretação: Priscila Ioli; Cenografia: Isabel Santiago; Figurinos: Rita Isabel

Duração apróx. 60 min

Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo [ESMAE – P.PORTO]


 

Domingo, 9 de Julho de 2017

Animal Belo [Teatro]

sala 213 | ESMAE

17:00

Sinopse - Estou a ver um espetáculo em que toda a gente está com os olhos a virarem-se para todo o lado, e fico mais atento às pessoas do que ao espetáculo. Estamos embalados no fluxo ingénuo, passos na zona da sombra. Um espaço leva ao outro e não sei como é que estava ali antes e agora aqui, nem me ocorre perguntar porquê.

Ficha Artística - Figurinos, operação de luz e som: Mariya Nesvyetaylo

Duração apróx. 23 min

Escola Superior de Música e Artes de Espetáculo [ESMAE – P.PORTO]

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Tu. E os outros? [Teatro | Dança]

sala 213 | ESMAE

19:00

Sinopse - Num época onde cada vez mais vivemos o mundo virtual do que o mundo físico que nos rodeia, é necessário repensar o comportamento do nosso corpo com o corpo do outro. Esta performance visa esboçar esta nova era através de dois corpos em palco numa constante luta psicomotora entre si e consigo mesmo, apelando para uma consciência e reflexão das relações interpessoais do nosso dia a dia.

Ficha Artística Produção: Renato Duran; Interpretação: Joana Martins | Júlio Cerdeira;

Duração apróx. 35m

Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo [ESMAE – P.PORTO]

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rePercussion Trio [Música]

Café Concerto Francisco Beja

23:00

Sinopse - O rePercussion trio, iniciado no início deste ano letivo, tem o objetivo comum de desenvolver competências profissionais em música de câmara - isto é música de conjunto - e pessoais no decorrer da licenciatura e posterior a ela.

Programa - A Man With a Gun Lives Here - Steven Snowden; Clair de Lune - Claude Debussy; Spine - Michael Laurello; I Ching - Per Norgard; Van Gogh - Steven Snowen ; Mind the Gap - Luis Tinoco; Sculpture 3 - Rüdiger Pawassar.

Ficha Artística - Percussionistas: Alexandre Silva | Daniel Araújo | Jorge Pereira

Duração apróx. 45 min

Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo [ESMAE – P.PORTO]


 

Segunda-feira, 10 de Julho de 2017

Diário de um Louco [Teatro]

Sala Preta | ESMAE

17:30

Sinopse - Ainda que isto seja loucura, há aqui método."— Hamlet, de William Shakespeare - Um homem, funcionário público, fidalgo, bem-pensante, arrogante, sumamente pobre, orgulhoso membro das classes altas da sociedade russa de meados do século XIX, redige, à luz da vela, o seu diário, traduzindo, em palavra escrita, os assombros, frustrações, medos e amores que, à clara luz do dia, não ousaria jamais enunciar.

Numa viagem tortuosa, cómica e patética, este homem, a cada parágrafo mais perto da vertigem delirante e abandonada, lega ao papel [e ao público] o único tesouro que possui: a sua imensa e inconformada imaginação. Indomável vontade de se ser mais do que se é, de se ter mais do que se tem e de se aspirar, sempre, àquela derradeira paixão que todos, de uma forma ou outra, partilhamos: o desejo de se ser compreendido. Louco, sim, como Gogol o descreve no título. Mas também lírico, sensível, apaixonado, herói tragicómico de uma sociedade envernizada e corrupta, vítima impotente dos seus superiores, capataz empedernido dos seus inferiores, um homem, enfim, do seu tempo. Mas também de todos os tempos e, definitivamente, deste nosso tempo. Substituam-se os nomes das ruas, os cortes das casacas e os títulos dos oficiais e este é um diário que nos assenta como uma luva…

Numa proposta teatral agreste, onde a liberdade criativa do actor respira no espaço vazio, minimalista, da cena, é na estreita relação entre o corpo enunciador do intérprete e o público que este espectáculo se edifica. Não há aqui voyeurs passivos e protegidos por uma imaginária quarta parede. O público é o papel onde o nosso louco irá escrever o seu diário. Mais do que testemunhas ou juízes, os espectadores são amigos, são o último refúgio de uma alma em sobressalto permanente...

Diário de um Louco” de Nicolai Gogol, um passeio pela consciência labiríntica de um fidalgo arruinado da Rússia oitocentista.

Ficha Artística - Ideia Original, Tradução [a partir da versão inglesa de Claud Field] e Interpretação: Pedro Galiza; Encenação: Giselle Stanzione; Assistência de Encenação: Inês S Pereira; Espaço Cénico, Desenho de Luz e Figurino: Pedro Morim; Fotografia: Nuno Leites; Produção Marácula - Associação Cultural

Duração apróx. 70 min

Marácula – Associação Cultural

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A minha mãe ou Um palco vazio [Teatro]

Café Concerto Francisco Beja

19:00

Sinopse - Numa noite, talvez em véspera de Natal, um homem fala da sua mãe. Há um passado complexo que foi fazendo um presente estranho.

O chão era de terra escura e com um cheiro forte. Eu e os meus irmãos dormíamos num colchão colocado em cima de um tapete em cima do chão de terra. A nossa mãe deitava-se num colchão mais ao lado. As noites eram enormes, intermináveis, fundas, longas, profundas como uma água no poço escuro onde temos medo de colocar a mão, o braço, e nunca mais ter fundo ou sermos mordidos do outro lado por um bicho mau que nos sugue para o afogamento. As noites eram estreladas. Várias vezes acordei com os gemidos da minha mãe e do homem em cima dela. Uma vez ele dobrou a sua sombra e disse-lhe sua puta. Foram essas noites que confirmaram a descoberta que havia feito do silêncio em mim. Em mim e nos meus irmãos. O respirar acordado deles. Os nossos olhos muito abertos espetados no teto do palheiro. Os nossos olhos muito fechados.”

Ficha Artística - Texto, Direção Artística, Dramaturgia e Encenação: Paulo A. Jorge Interpretação: Paulo A. Jorge, Sara Lobo Rocha e Ricardo Regalado; Desenho de Luz: Roberto Merino; Sonoplastia: João Magalhães; Música: The Free Jazz Company [Ulisse Teixeira, guitarra; José Manuel Pereira, bateria]; Fotografia e Imagem: Melanie Pereira e Lucas Tavares; Produção: Clara Gonçalves Apoio: Escola Superior Artística do Porto / Casa da Beira Alta

Duração apróx. 60 min

Escola Superior Artística do Porto [ESAP]

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Rosa para eles, Azul para elas [Teatro]

THSC

21:00

Sinopse - Todos os dias colocamos etiquetas nas pessoas, todos os dias rotulamos diferentes formas de estar e de ser dos outros, não só, porque vivemos demasiado centrados no parecer ser, mas, também, porque procurar conhecer a essência do outro, é algo que, indubitavelmente, exige vontade, tempo e paciência. Perscrutar o ser, ao invés de ficar pelo parecer?! Não, obrigada. Não gostamos que nos julguem pela “capa do livro”, mas adoramos construir, seja de uma forma, mais ou menos, imagética, as capas dos livros dos outros. Nesta criação teatral, confrontamo-nos com dois tipos de “etiquetas” diferentes [etiqueta rosa e etiqueta azul] que a todo custo tentam circunscrever o ser humano, ou a um universo, ou a outro, impedindo-o de se sentir e de ser quem é, verdadeiramente. Oprimido pelas "coisas de menina" e pelas "coisas de menino, o homem vai-se deixando formatar, reprimindo, muitas vezes, a sua identidade e expressão de género, o que pode provocar lesões profundas e irreparáveis em toda a estrutura física e emotiva do indivíduo. Por outro lado, nesta peça deparamo-nos com duas situações reais: o mundo do machismo e das mulheres «hienas», com consequências na identidade, e a situação banal de mulheres que revela a opressão que elas mesmas criam sobre elas. As etiquetas que colocamos levam a graves preconceitos e opressões, com a violência do género a ganhar terreno no nosso quotidiano, nas mais variadas formas. O machismo ainda tão presente na nossa sociedade [o universo das nossas avós que de avental preparavam o prato do nosso avô, enquanto ele tinha a liberdade social para dar a tal escapadinha], ou a opressão que muitas mulheres exercem sobre elas próprias, através do corpo, ou ainda as mulheres que calam… Deixemos as etiquetas apenas para a roupa e para artigos de supermercado…, ou, talvez, nem aí sejam necessárias!

Ficha Artística - Interpretação: Adérito José | Alejandro Valente | Aleksander Mazurek | Andreia Jordão | Catarina Moreira | Catarina Moreira | Catarina Pires | Cristiano Aguiar | Fábio Paiva | Higor Cerqueira | Igor Bessa | Ivana Prsa | Joel Santos | Leonor Tavares | Nicole Cardoso | Olívia Botelho

Duração apróx. 60 min

Escola Superior de Educação de Bragança

 

Terça-feira, 11 de Julho de 2017

Workshop

Sala | ESMAE

10:30

Sinopse - A oficina será focada em técnicas de movimento, relação com objeto e criação de texto. Através de um trabalho que relaciona corpo e voz, transformamos o corpo na relação com o outro, com os objetos, e com a palavra. Jogando com a tradução de impulsos e linguagens, procuramos a fala automática como ferramenta de criação, o gesto do outro como partitura física, o som como movimento. 

Duração apróx. 3h

Limite de participantes: 12p

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Recital de Piano - [Música]

Sala Teresa Macedo, ESMAE

17:30

Programa - J. S. Bach - Fantasia em Lá menor, BWV 922; L. van Beethoven - Sonata no. 23, op. 57 "Appassionata": I. Allegro assai, II. Andante con moto, III. Allegro ma non troppo – Presto

Intervalo

E. Carrapatoso - "Quatro Últimas Estações de Lisboa": I. Inverno: Lua + Janeiro / Tejo = Infinito, II. Primavera: Valsa dos Cravos, III. Verão: Marcha [im]popular, IV. Outono: Fado das Tágides, C. Franck - Prelúdio, Coral e Fuga"

Ficha Artistica: Tiago Rosário - Iniciou os seus estudos musicais aos 4 anos no Conservatório Regional do Baixo Alentejo, em Beja, tendo começado a estudar piano com 6 anos, na classe da professora Alberta Soares. Mais tarde mudou para a classe de piano do professor José Souza, no mesmo conservatório, com quem esteve até ao final do ano letivo de 2011/2012. Em Outubro de 2012 ingressou na Escola de Música do Conservatório Nacional, em Lisboa, na classe de piano da professora Ana Valente, tendo terminado em 2015 com a classificação máxima. Nesse ano foi admitido na classe do professor Vladimir Viardo na University of North Texas e na classe do professor Pedro Burmester na Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, na qual se encontra atualmente. Participou em vários concursos. Esteve nas provas eliminatórias da 30ª edição do Prémio Jovens Músicos, Nível Superior, na final do Concurso Jovem.com 2015, escalão D, foi galardoado com o 1º prémio global ex-aequo no Concurso Czerny 2014, escalão VI, organizado pelos professores de piano da Escola de Música do Conservatório Nacional, e com o 2º prémio ex-aequo e o 3º prémio sem atribuição de 1º prémio no Concurso Internacional Cidade do Fundão. Foi membro do trio "Triòkovich", tendo este sido laureado com o 2º prémio da 28ª edição do Prémio Jovens Músicos, Música de Câmara, Nível Médio. Mais tarde foi membro do quarteto "Werther", que obteve o 3º prémio ex-aequo na categoria júnior do IV Concurso Internacional de Música de Câmara Cidade de Alcobaça, sempre com a professora Anna Tomasik. Em 2015, apresentou a sua Prova de Aptidão Artística no CCB com a Orquestra Sinfónica do Conservatório Nacional, sob a direção do professor Alexandre Branco, interpretando o Concerto para piano e orquestra em Lá menor de Robert Schumann, tendo obtido a classificação máxima. Estudou com personalidades como Paul Badura-Skoda, Naum Grubert, Paulo Oliveira, Miguel Henriques, Paulo Gaio Lima, Xavier Gagnepain, Roberto Pérez, Claudio Martinez Mehner, Miguel Borges Coelho e Eurico Carrapatoso. Recentemente, foi membro fundador do Quarteto Rosário, qua já se apresentou em público no Museu Soares dos Reis, no Porto, concerto integrado no Festival de Música "In Spiritum 2017". Este grupo tem Carlos Azevedo como professor.

Duração apróx. 50 min

Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo [ESMAE – P.PORTO]

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Escura Noite de Festa [Teatro]

Sala Preta | ESMAE

21:30

Sinopse - Nas catacumbas de Palacio, lonxe de miradas indiscretas, os nosos gobernantes esfórzanse por atopar solucións. Enfróntanse a infinidade de problemas prácticos pero non desprezan as grandes cuestións filosóficas. Ante todo intentan manterse no poder, aumentar a súa forza e eliminar inimigos. Deben aplacar a ira do pobo e ofrecerlle sacrificios, deben alcanzar cada vez mais riqueza e mais influencia. A súa vida é moi dura, a súa dedicación plena. Están sos ante a indiferenza do pobo, que asiste impávido aos seus denodados esforzos.

Ficha Artística - Interpretação: Daniel Celester | Iván Davila | Alberto Medeiros; Encenação: Alfredo Rodrígues.

Duração apróx. 90 min

Escola Superior de Arte Dramática [ESAD de Galícia]
 

Quarta-feira, 12 de Julho de 2017

 

Nímia [Música]

Café Guarany

18:00

Sinopse - Nímia é um projeto a trio de voz [Inês Pereira] contrabaixo [Yudit Almeida] e piano [Afonso Traficante], com composições próprias que incorporam elementos de músicas como o jazz, new age, as bandas sonoras ou o rock progressivo.

Ficha Artística - Vibrafone: Afonso Francisco Traficante Fernández; Contrabaixo: Yudit Almeida Vidal; Canto: Inês Malheiro.

Duração apróx. 35 min

Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo [ESMAE – P.PORTO]

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Encontro e Reflexão sobre Práticas Performativas [Tertúlia]

Café Concerto – TMP Rivoli

18:30

Sinopse - O Festival SET proporciona um espaço de debate e reflexão sobre as práticas performativas.

Este debate abrange o conjunto das áreas performativas tendo como assunto a experiencia e a prática artística interdisciplinar.

Fruto de um trabalho continuado de formação artística nas áreas performativas, a o Festival SET e a ESMAE entende que é chegada a altura de cruzar pontos de vista de entre os diversos atores que cumulativamente são ex-alunos e reconhecidos agentes culturais.

Duração apróx. |120 min

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Aquela que não morre [Performance]

Sala Preta | sala ESMAE

22:00

Sinopse - Quando, nos primórdios da terra, os Wayantekobs encontraram refúgio nos bosques e florestas, começaram a roubar algo que nos pertence. O que são eles? pequenos seres míticos das histórias do povo da América Central, que têm o poder de mudar de aparência e atuam no silêncio oportuno da escuridão. Provêm dos elementos naturais [fogo, água e ar]e tentam a todo o custo transformar o que roubam no seu estado mais puro, aprisionando o achado. O que roubam? O nosso maior tesouro.

Uma performance criada a partir do livro" A árvore dos tesouros- lendas do mundo inteiro" de Henri Gougaud.

Ficha Artística - Cenografia: Rita Campos | Filipe Pereira; Luz e Som: Rafael Maia | Francisco Silva

Duração apróx. 20 min

Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo [ESMAE – P.PORTO]


 

Quinta-feira, 13 de Julho de 2017

Terra Mãe [Dança | Teatro Musical]

Parque da Cidade

17:00

Sinopse - Tentando satisfazer o desejo de levar à cena o testemunho da D. Ilda, nasce este TERRA MÃE. O casamento das várias disciplinas das diferentes áreas [Área de Integração, Voz, Movimento, Dramaturgia e Interpretação] permitiu um ir mais além do universo que inicialmente pouco ou nada nos dizia. A paixão pela TERRA, pelos costumes e hábitos de cada região, propagou-se e contagiou-nos. Lembra os nossos avós. O trabalho duro, de sol a sol, e as histórias de amores e desamores dum tempo que nos parecia longínquo. Não demorou a apropriação de uma coisa que parecia estranha, mas que, ao mesmo tempo, parecia fazer parte de nós desde sempre... Como quando uma mulher descobre que vai ser MÃE. Nós descobrimos a raiz de TERRA MÃE num saco pesado, numa bacia de roupa, num lençol branco, no desmanchar de um porco, no arregaçar das calças para a vindima, numa mala de um soldado que foi para a guerra, no ventre de uma rapariga apaixonada, nas lágrimas da mulher que leva pancada do marido, nos olhares cúmplices dos filhos, nas cartas de amor, nos jogos de crianças, no plantar de uma árvore. Foi como descobrir a ciência toda do passado. Foi como inventar o mar de volta.

Ficha Artística - Interpretação: Ana Branco da Fonseca | Ana Rita Marques | Andreia Gerardo | Andreia Mendes Fernandes | Alexandre Cotrim | Bárbara Querido | Bea Félix | Bea Palaio | Belinha Morão | Catarina Pego Francisco | Chico Carmo | Diana Duarte | Inês Pereira | Irina Marques | Isa Francisco | Jaime Castelo-Branco | João Filipe Pratas | Maria Eduarda Seco | Matilde de Fachada | Miguel Pais de Figueiredo | Nélida Lopes | Rafael Fitas Carvalho | Regina da Cunha | Riqui Rodrigues | Rodrigo de Almeida | Vanessa Almeida

Duração apróx. 50 min

Escola de Teatro do Colégio de São Teotónio


 

PIROLA[S] [Teatro]

Sala Preta | ESMAE

19:00

Sinopse - O sexo é unha categoría asociada a características biolóxicas das persoas pola que establecemos a división femia-macho. Porén o xénero, é un constructo social e cultural, que define o que entendemos por feminino e masculino. O feminino e o masculino apréndese no proceso de socialización. Durante este proceso foméntase o uso de actitudes que consideramos adecuadas para cada sexo, ou de reprimir as que non se adaptan aos roles e estereotipos establecidos. Así xeramos pautas de comportamento maioritarios e hexemónicos que tenden a reproducir os esterotipos atribuidos ao masculino e ao feminino. En Pirola[s] queremos xogar, rirnos e provocar sobre as cousas que nos din como un home “debe ser”.

Ficha Artística - Interpretação: Sergio Llauger | Anxo Outomuro | Jaime Núñez | Encenação: Chiqui Pereira

Dramaturgia: Avelina Pérez | Luz: Coco Castro | Som: Iago Pousa

Duração apróx. 60 min

Escola Superior de Artes Dramáticas [ESAD de Galícia]

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"Somos todos HAMLET [uns mais que outros]" [Teatro]

Esplanada do Café Concerto Francisco Beja | ESMAE

21:30

Sinopse - HAMLET é a peça mais realizada de Shakespeare em todo o mundo. Foi escrita entre 1599 e 1601 e é a sua peça mais longa. O texto original tem perto de 500 páginas e dada a sua estrutura dramática e beleza, é considerada por muitos como a obra-prima do autor. Hamlet, rei da Dinamarca morreu misteriosamente. Dizem que foi enquanto dormia a sesta no jardim. Dois meses depois, a sua esposa Gertrudes casa com Cláudio, irmão do falecido rei.

Quem não fica contente com tal facto é o jovem príncipe Hamlet. As bodas tão perto do funeral... Numa noite de sentinela, Horácio e Marcelo são chamados pelos guardas do castelo que alegam ter visto o fantasma do falecido rei. Horácio apressa-se a contar ao amigo Hamlet, e vão os três ao local da aparição para que o príncipe possa testemunhar o que os amigos e guardas haviam visto. O fantasma do falecido rei aparece novamente com uma revelação que acaba por ser o enredo de toda a peça: conta ao filho que foi o tio, seu irmão agora rei, que o matou despejando veneno no seu ouvido. Pede vingança... Hamlet inicia o seu plano para vingar a morte do pai e finge estar louco perante todos, até perante a sua amada Ofélia. Pondo em causa tudo e todos, até o próprio amor, Hamlet questiona a condição humana e tarda em encontrar a força e a coragem para matar o tio. A história termina em tragédia, claro. Porquê? Porque Shakespeare fala de um Homem e não de Hércules… 

Ficha artística - Texto: William Shakespeare; Orientação, direção de atores, adaptação dramatúrgica e conceção cenográfica: Cláudia Carvalho; Movimento e coreografias: Ana Figueiredo; Trabalho vocal: Nuno Mendes; Músicos: João Marcelino e Rodrigo Neves; Figurinos e adereços: Leonor Santos; Iluminação: Filipe Ferreira; Penteados: Vitória Fernandes; Grafismo: Cláudia Carvalho; Frente de sala: Anabela Rodrigues, Bea Palaio; Bilheteira: Ana Rita e Bárbara Querido; Elenco: Ana Lopo [ROSENCRANTZ], Aurora Melo [OFÉLIA], Bruno Salatiel [FANTASMA DO PAI DE HAMLET], Daniela Santos [CORO HAMLET e RAINHA do TEATRO], Daniela Conceição [CORO HAMLET e COVEIRO 2], Diogo Marques [LAERTES e ATOR TEATRO], Vitória Fernandes [CORO HAMLET e COVEIRO 1], Irene Baptista [FRANCISCO, CORO HAMLET e REI do TEATRO], João Marcelino [HORÁCIO], Luís Esteves [REI CLÁUDIO, TIO de HAMLET], Luísa Duarte [CORO HAMLET e BERNARDO], Mariana Santos [RAINHA GERTRUDES, MÃE DE HAMLET], Ricardo Romoaldo [POLÓNIO], Rodrigo Neves [MARCELO], Sandra Lopes [GUILDENSTERN], Tiago Santos [HAMLET]

Duração apróx. 35 min

Escola de Teatro do Colégio de São Teotónio


 

Sexta-feira, 14 de Julho de 2017

MONNY [Performance | Instalação]

Sala 213 | ESMAE

15:00

Sinopse - No espaço habita uma identidade abafada por uma força opressora que a restringe e impossibilita de ser e agir. É o momento intimo de uma partilha de transformações, atitudes, sentimentos, momentos e oportunidades que ela procura fazer.

Ficha Artística - Performer: Filipe Pereira; Som: Kiko Rurelas ; Fotografia: Rita Campos; Direção de fotografia: Pedro Cruz

Duração apróx. 180 min

Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo [ESMAE – P.PORTO]

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Recital de Piano [Música]

Sala Teresa Macedo | ESMAE

19:00

Programa - 1ª Parte: J. S. Bach - Prelúdio e Fuga BWV 858 ; L. V. Beethoven – Sonata Op. 28; I. Allegro; II. Andante; III. Scherzo.Allegro vivace; IV. Rondo. Allegro ma non troppo | 2ª Parte: F. Chopin – Nocturne Op. 48 nº 1; F. Liszt – Grandes Études de Paganini, S.141, Nº 6; F. Mendelssohn - Variations Sérieuses, Op. 54.

Hugo Peres - Iniciou o estudo de piano em 2003 na Escola de Música Óscar da Silva, em Matosinhos, com a Professora Irene Fernandes. Em 2004 ingressou no Conservatório de Música do Porto, na classe da Professora Maria José Souza Guedes. Tem sido premiado em vários concursos, nomeadamente: 1º Prémio ex-aequo do Concurso de Santa Cecília [Categoria D], 1º Prémio ex-aequo do Concurso Interno do Conservatório de Música do Porto [Níveis D e C], 1º Prémio do Concurso Interno do Conservatório de Música do Porto [Níveis B e A], 1º Prémio do 8º Concurso Ibérico do Alto Minho [Classe C], 2º Prémio ex-aequo [1º prémio não atribuído] no 8º Concurso de Piano da Póvoa de Varzim, 2º Prémio e Prémio Vítor Macedo Pinto do Concurso Internacional de Música Cidade de Almada [Nível V], 1º Prémio e Prémio Marília Rocha do Concurso Marília Rocha [Nível D], Prémio Casa da Música Edição 2015. Frequentou diversas masterclasses, com pianistas como Elena Filonova, Constantin Sandu, Alexander Tutunov, Madalena Soveral, Luísa Tender e Paulo Oliveira. Ingressou em 2015 na Escola Superior de Música e das Artes do Espectáculo, na classe do Professor Miguel Borges Coelho, com quem estuda presentemente.

Duração apróx. 50 min

Escola Superior de Música e das Artes do Espetáculo [ESMAE – P.PORTO]

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BULULU – Histórias da invenção do mundo [Teatro

Sala Preta | ESMAE

21:30

Sinopse - O espetáculo conta a saga de dois comediantes muito especiais: tão antigos como o próprio teatro, o que é o mesmo que dizer: tão antigos como a Terra. Acabaram de chegar a um lugar onde pensam realizar o seu ofício de cada dia, ou seja, representar. Preparam os seus instrumentos, as suas roupas e máscaras e decidem contar o famoso romance da Invenção do Mundo, inspirado no Grande Teatro del Mundo, de Calderón de La Barca.

Recitam, explicam e comentam todos os momentos do seu texto até que Bartolomeus começa a questionar a razão de estarem ali. Para que servem os cómicos? E as palavras? E os sonhos? Estas e outras questões abalam o mundo dos dois comediantes e levantam-lhes ainda outra dúvida: deverão escolher a ação da arte ou uma sociedade cada vez menos poética, menos sensível e mais consumista?

Ficha Artística - Produção: Danilo Cairo | João Guisande; Interpretação: Danilo Cairo | João Guisande; Coordenação Técnico e Operação de Luz: Victor Sá.

Duração apróx. 60 min

Universidade Federal da Bahia [UFBA – Brasil]


 

Sábado, 15 de Julho de 2017

Espetáculo Final – Residência Artística

Sábado, dia 15 de Julho de 2017

Estação S bento – Praça das Cardosas - Rua das Flores –Largo de São Domingos - Praça do Infante

19:00

Sinopse – [a divulgar brevemente]

Galeria de Fotos: PROGRAMAÇÃO

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